Política de Troca e Devolução

POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO

Condições De Devolução
O produto deverá ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, ou seja, com os lacres intactos, com a embalagem original em perfeitas condições e acompanhado de todos os manuais, acessórios, e quaisquer outros itens que façam parte do produto. É importante ressaltar que a caixa do produto também deve ser preservada em perfeitas condições, isto é, a embalagem não pode estar danificada ou violada. Esclarece-se que o produto NÃO PODE TER SIDO USADO.

Devolução de Pedido
Existem quatro situações em que o produto poderá ser devolvido:

A) Produto avariado.

B) Erro Operacional. Produto em desacordo com o pedido.

C) Desistência ou arrependimento da compra (Prazo de 7 (Sete) dias corridos a contar da data de recebimento – Conforme art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.)

D) Produto com defeito técnico ou de fabricação.


ATENÇÃO: Todas as devoluções deverão ser previamente autorizadas pela CADIUM.

Autorização para devolução

O cliente poderá solicitar troca ou devolução através do e-mail atendimento@cadium.com.br, pelo telefone (11) 4047-9292 ou pelo WhatsApp (11) 97587-7837. Qualquer que seja o motivo do retorno do produto, este deverá regressar a empresa com todos os componentes e na embalagem original.

Autorização de postagem ou Instrumento de Habilitação de Postagem (IHP)

A autorização de postagem é um documento enviado pela CADIUM para que o cliente faça pela Kangu a devolução do produto sem custos. Em que situações se aplicam o uso do IHP:

  • Produto avariado.
  • Produto em desacordo com o pedido.
  • Produto com defeito

O IHP para devolução do produto tem prazo de validade de 10 (dez) dias, sendo este o prazo máximo e não renovável para postagem do produto na transportadora. Caso o produto não seja recebido neste prazo, a autorização perde seu efeito e um novo instrumento deverá ser requerido.

Informamos que conforme regra da Kangu, a Nota Fiscal do pedido deve ser apresentada juntamente com o pacote que será postado e será anexada na parte externa da embalagem. Nos casos em que a Nota Fiscal estiver na parte interna da embalagem, o cliente deverá preencher a Declaração de Conteúdo disponível nos pontos de coleta da Kangu.

Autorização de Devolução por Transportadora

O produto deve ser devolvido sem uso, em sua embalagem original e acompanhado das etiquetas, manuais, acessórios e Nota Fiscal que foram entregues. Será preenchido um checklist do transportador e se necessário o cliente deverá encaminhar fotos do produto a ser coletado. O transportador não está autorizado a coletar produtos que não estejam em sua embalagem original. Para produtos de grande porte, os mesmos deverão ser devolvidos em engradados, seguindo o padrão da entrega original.

A) Produto Avariado

O cliente deverá ficar atento no ato da entrega, recusando imediatamente o produto ou a embalagem que estiver sido avariada no transporte, devendo então entrar em contato com o nosso atendimento, no prazo máximo de 48 (Quarenta e Oito) horas. Solicitações de avaria não serão aceitas fora do prazo.

Se ocorrer qualquer das hipóteses abaixo, recuse o recebimento e escreva o
motivo da recusa no verso da Nota Fiscal.

  • Embalagem aberta ou avariada;
  • Produto avariado;
  • Produto em desacordo com o pedido realizado;
  • Falta de itens ou acessórios.
  • Produto com indícios de uso.

Ao recebermos a devolução do produto emitiremos um vale-troca no valor do produto devolvido. O vale-troca será efetivado somente após o recebimento e análise das condições do produto devolvido. Constatada qualquer divergência como ausência de avaria, indícios de mau uso ou ausência de manuais, acessórios, e quaisquer outros itens que façam parte do produto, a CADIUM fica isenta de aceitar a devolução e fazer a troca, podendo reenviar o produto ao cliente sem prévia consulta e com frete a ser pago por este. Portanto, para sua segurança, certifique-se no ato da entrega se o produto foi avariado durante o transporte.

A CADIUM se reserva no direito de exigir o envio de fotos, imagens ou filmagem do produto avariado para proceder a sua análise, para poder dar seguimento à análise da autorização para a sua devolução.

Procedimentos a serem adotados para a devolução de produto avariado

1. Deixar a caixa exatamente como chegou, e fotografar os produtos avariados ou danificados ainda dentro da caixa.
2. Após fotografar, separar produto por produto e ver a real condição de cada um, pois a maioria das vezes é apenas um que se danifica com o transporte;
3. Enviar e-mail para: atendimento@cadium.com.br  ou um WhatsApp para o telefone (11) 97587-7837, explicando a situação e anexando as fotos tiradas.
4. Cada caso será analisado em particular, e a resposta será repassada ao cliente via e-mail ou por WhatsApp.

5. Ver Envio do Produto mais abaixo.

– Análise Favorável à troca:
a) O cliente receberá no endereço de origem, sem custos adicionais, a substituição do mesmo produto;
b) Na ausência do mesmo produto em estoque, o cliente será comunicado e poderá escolher outro produto para troca entre as opções existentes no site, respeitando o limite do crédito;
c) Se houver diferença de preço entre o produto escolhido e o produto reclamado, deverá ser providenciado o pagamento da diferença.

– Análise Contrária à troca:
O produto será devolvido sem direito de substituição.
Itens de reprovação:
a) Ausência de defeito (não constatação do dano apontado pelo cliente);
b) Indícios de uso inadequado do produto;
c) Indícios de dano acidental;
d) Quebra ou dano ao produto ocorrida após o recebimento do produto.

Depois de analisadas as condições do produto devolvido e constatadas as suas perfeitas condições, a CADIUM enviará o vale-troca ao cliente.

B) Produto em desacordo com o pedido
Caso o cliente detecte no ato da entrega que o produto recebido é diferente do produto que foi adquirido, ele deverá recusar a entrega imediatamente. Se aceitou a encomenda sem observar a descrição da Nota Fiscal, o prazo para entrar em contato com o nosso atendimento será de 48 (Quarenta e Oito) horas. Solicitações fora desse prazo não serão aceitas, pois será considerado que o cliente aceitou o produto enviado.

Constatado qualquer desacordo, como ausência de divergência entre o produto adquirido e o produto entregue, indícios de mau uso, dano à embalagem, ausência de manuais, acessórios, e quaisquer outros itens que façam parte do produto, a CADIUM fica isenta de aceitar a devolução e fazer a troca, podendo reenviar o produto ao cliente sem prévia consulta por frete a pagar. Portanto, para sua segurança, certifique-se no ato da entrega se o produto entregue é igual ao produto adquirido, confrontando o e-mail de confirmação de compra com os dados da embalagem. Ver Envio do Produto mais abaixo.

Depois de analisadas as condições do produto devolvido e constatadas as suas perfeitas condições, a CADIUM enviará o vale-troca ao cliente.

C) Desistência da Compra
Na hipótese de desistência da compra e/ou arrependimento, conforme previsto no Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente terá a opção de devolver o produto no prazo de até 7 (Sete) dias corridos a contar da data de recebimento.

A restituição do valor será providenciada somente após o recebimento e análise das condições do produto devolvido, estando nas mesmas condições em que o produto foi entregue. No caso da desistência da compra, o cliente poderá:

  • Receber um vale-troca no valor do produto;
  • Estornar o valor do produto, observando que:

a- Cartão de crédito: O estorno em fatura depende da data do seu fechamento, operação que é de inteira responsabilidade da operadora de cartão de crédito. A solicitação de estorno a operadora de cartão de crédito será feita em até 5 (Cinco) dias úteis.

b- Boleto bancário, depósito ou transferência eletrônica: A restituição será efetuada em conta corrente indicada pelo cliente, e será realizada em até 10 (Dez) dias úteis.

c – Não haverá restituição do valor do frete. As despesas de envio referente à devolução do produto em caso de desistência, é por conta do cliente.

d – Ver Envio do produto mais abaixo.

O produto deverá estar lacrado e não poderá apresentar qualquer indício de uso.

O valor só poderá ser transferido para uma conta bancária associada ao mesmo CPF/CNPJ informado no momento da compra.

ATENÇÃO: O produto que não atender às condições exigidas acima, não será aceito como devolução, e automaticamente será remetido de volta ao endereço de origem. Nessas condições, a CADIUM se reservará no direito de fazer nova cobrança de frete

– Substituição da Mercadoria:
a) Você poderá fazer a escolha de outro produto conforme estoque disponível na Loja Virtual da CADIUM;
b) Informamos que todos os encargos da tentativa de troca serão de responsabilidade do cliente. A CADIUM se reservará ao direito de fazer nova cobrança de frete e outros encargos de postagem do solicitante;
c) A escolha de um novo produto deverá se limitar ao valor da mercadoria original. Se houver diferença, o pagamento dela deverá ser feito de acordo com as opções existentes na Loja Virtual da CADIUM;
d) O cliente deverá solicitar, por meio de e-mail (atendimento@cadium.com.br), o novo item escolhido junto com o produto. O novo item será despachado para a residência do cliente e o frete será por conta do cliente

Caso fique constatado que o cliente não cumpriu com as condições de devolução ou perdeu a garantia do produto, ele será reenviado ao cliente sem prévia comunicação e por frete a cobrar.

D) Devolução de produtos com defeito ou avariado no transporte
Na hipótese de o produto apresentar defeito de fabricação ou avaria no transporte, ele deverá retornar à CADIUM para a sua troca. Para que o exercício da garantia seja aplicado, é necessário que o defeito apresentado seja comunicado oficialmente à CADIUM. A partir do recebimento Da devolução do produto, a CADIUM terá o prazo de 30 (Trinta) dias (conforme art. 18 CDC) para efetuar testes e confirmar o defeito apontado. O cliente será contatado o mais breve possível no sentido de ser informado do resultado dos testes e a previsão de disponibilidade do produto reparado ou trocado. O produto deverá ser enviado nas mesmas condições em que saiu da CADIUM, na embalagem original, em perfeitas condições, acompanhado de todos os manuais, acessórios e quaisquer outros itens que façam parte do produto.

Lembramos que, conforme o CDC/art18, a CADIUM tem um prazo de 30 (Trinta) dias corridos para a solução do problema apresentado. Se até o final desse prazo a empresa não tiver condições de consertar ou repor o produto, o cliente poderá optar entre:

  • Solicitar a restituição do valor pago pelo produto;
  • Trocar por um produto novo, e na sua falta a troca por um produto similar ou por um outro produto de igual valor.

Envio do produto
O cliente obrigatoriamente deverá enviar uma cópia da nota fiscal (Pessoa Física), com a descrição no verso do motivo de sua solicitação de devolução. Em caso de cliente pessoa jurídica (CNPJ), a empresa deverá emitir uma nota fiscal de devolução (apenas dos produtos que apresentarem problemas) com os mesmos dados da nota fiscal de compra (modelo do produto, destaques de impostos etc.) que foi enviada por nossa empresa. Caso esta pessoa jurídica não seja emissora de nota fiscal (como escolas, instituições etc.), deverá ser enviada uma cópia da nota fiscal de compra juntamente com uma declaração informando os produtos que estão sendo devolvidos e o motivo da devolução. Devolver o produto na embalagem original. O cliente deverá enviar por e-mail (atendimento@cadium.com.br) ou por WhatsApp (11-97587-7837), um breve relato sobre o suposto defeito a que se refere a reclamação.

ATENÇÃO: Produtos encaminhados fora das especificações acima não serão aceitos para análise de defeitos e automaticamente serão devolvidos ao remetente.

Custos de Envio de Produtos Defeituosos
Todos os custos de transporte do produto defeituoso fora do prazo de garantia estipulado por lei (Noventa dias), são de responsabilidade do cliente, exceto no caso em que a CADIUM lhe reenvia um produto que comprovadamente apresentou defeito de fabricação e que foi consertado. Assim sendo, produtos que não apresentarem defeito, não terão seu frete de retorno pagos pela CADIUM. Caso o cliente tenha urgência no reenvio ele pode solicitar a modalidade de frete expresso, arcando, porém, com os custos de postagem adicionais.

Forma de remessa
A remessa deve ser feita através ou transportadora dependendo do tamanho e peso do produto. O produto deve ser remetido diretamente CADIUM. Esclarecemos que a CADIUM não se responsabiliza pela retirada de produtos nos Pontos da Kangu ou em outros locais. Pedimos que embale o produto adequadamente para que não sofra avarias durante seu transporte.

Falta de produto em estoque

Caso ocorra a falta de produto em estoque, a CADIUM entrará em contato com o comprador por e-mail ou telefone, para verificar se este deseja trocar o produto por algum outro, se deseja a devolução do dinheiro (caso já tenha sido pago ou capturado pela operadora do cartão) ou se deseja aguardar a chegada da mercadoria. No caso de troca por outro produto, se o novo produto tiver um valor menor, a CADIUM pagará a diferença (em forma de desconto, depósito ou estorno parcial no cartão), e caso tenha um valor maior, o cliente deverá pagar a diferença de valor.


Endereço incorreto, não localizado ou inexistente

Caso a transportadora não consiga efetuar a entrega devido ao endereço estar incorreto, o comprador não ter sido localizado ou não existir, o produto poderá retornar para a CADIUM ou ficar pendente na transportadora até que novas informações do endereço sejam passadas. No caso de o endereço ter sido informado errado pelo cliente, ele ficará encarregado de arcar com os custos de frete referente ao novo envio.


Importante informar que a CADIUM não realizará nenhuma troca ou cancelamento por produtos devolvidos sem a prévia autorização da Nossa Central de atendimento.